Calippos, sim, mas de champanhe

Em miúda adorava Calippos. Como todos os miúdos, acho eu. Talvez porque fosse o fruto mais proibido da carta dos gelados. A minha mãe não me deixava comer gelados de “gelo e corantes”, preferia que escolhesse exemplares que “alimentassem”. E assim fui crescendo, alimentada a Epás e Super-Maxis, a olhar de longe os Calippos e as crianças que os podiam comer.
Podia ter-me vingado na idade adulta. Podia ter decretado, aos 18 anos, que todos os dias eram bons dias para desfrutar de um Calippo. Mas não… Houve qualquer coisa de subliminar que me ficou da infância. Agora que posso, já não tem graça, já não é transgressão. E dou por mim a proibir desaconselhar os Calippos ao meu filho… “Essa coisa de gelo e corantes”. Just like my mother.
Mas este Verão descobri “calippos” para adultos, uma ideia que veio abrir toda uma nova perspectiva sobre esta matéria. São “calippos” de champanhe, feitos à base do Blanc de Blancs, da região de Chouilly, disponíveis para compra nas lojas Fortnum & Mason ou, para quem passar por Londres, como experiência de luxo no The Shard, parte do Sky High Tea. Como encomendar gelados – mesmo que venham na DHL em versão express – talvez não seja a ideia mais brilhante, a Fortnum & Mason disponibilizou a receita para adultos que, como eu, ainda não resolveram a questão “calippo” nas suas cabeças. Aqui vai ela:
F&M
CALIPPOS DE CHAMPANHE
Ingredientes
400 ml de champanhe
65 ml de água
65 ml de açúcar
Cones de papel
Como fazer
Derreta o açúcar na água em lume brando. Deixe ferver durante 5 minutos (no máximo) sem parar de mexer, até que o líquido se transforme num xarope. Tire do lume e deixe arrefecer. Junte o champanhe ao xarope e misture bem. Despeje o conteúdo nos cones e leve ao congelador de um dia para o outro.

Artigos Relacionados

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *